Chamada de Trabalhos

A exigência de uma abertura da ciência à Sociedade tem estado no centro do debate na Europa. A ambição, enunciada pela Comissão Europeia, de tornar o espaço europeu mais inovador e competitivo, pode traduzir-se pela numa tripla vertente - Inovação Aberta, Ciência Aberta e Abertura para o Mundo (Open Innovation, Open Science & Open to the World) - tal como enunciada pelo comissário Carlos Moedas, que converge para um alvo completo e complexo, o da Ciência Aberta, um terreno dos comuns do qual todos devem poder usufruir.

A Ciência da Informação é uma das áreas que tem desempenhado um papel preponderante na configuração e discussão de soluções, de desenvolvimento de estudos e de reflexão aprofundadas sobre as consequências e limitações das alterações em curso, bem como sobre as alterações que requerem na formação dadas as novas exigências que se colocam aos profissionais.

Neste sentido, o VIII Encontro Ibérico procurará constituir uma plataforma privilegiada para discutir amplamente cenários passados e futuros sobre formas e modelos de comunicação da ciência não apenas entre pares, mas incluindo a sociedade em geral. Os trabalhos propostos deverão ser enquadrados em qualquer um dos seguintes subtemas:

• Ciência Aberta

Os trabalhos incluídos neste painel relacionam-se sobretudo, mas não exclusivamente, com o conceito guarda-chuva de Ciência Aberta, não previstos noutros subtemas da conferência, incluindo Acesso Aberto, Dados Abertos, Infraestruturas de Investigação, Curadoria Digital e Ciência Cidadã.

• Avaliação da Ciência

Os trabalhos incluídos neste painel relacionam-se sobretudo, mas não exclusivamente, com todos os níveis de granularidade de avaliação da ciência (níveis micro, meso e macro), bem como sobre a constituição e robustez de indicadores complementares (altmetrics), a estimulação de práticas de Ciência Aberta.

• Formação em Ciência da Informação e Perspetivas Profissionais

Os trabalhos incluídos neste painel relacionam-se sobretudo,  mas não exclusivamente, com os aspetos da formação em CI e das perspetivas e desafios profissionais que se colocam no ambiente digital.

• Perspetivas de investigação: tendências atuais e perspetivas futuras

Os trabalhos incluídos neste painel referem-se a temas de investigação que revelam frentes de investigação na área de Ciência de Informação, refletem sobre tendências atuais e apontam para perspetivas futuras.

• Perspetivas epistemológicas

Os trabalhos incluídos neste painel relacionam-se sobretudo, mas não exclusivamente, com a discussão em torno de perspetivas epistemológicas na área de Ciência da Informação.

Os estudantes de doutoramento poderão submeter trabalhos no âmbito do Consórcio Doutoral.

O prémio Cátedra Luís de Camões da Universidade Carlos III de Madrid destina-se a premiar o trabalho de um jovem investigador (menores de 35 anos) no valor de 500 Euros. Esteja atento ao regulamento.

Além da publicação nas atas, está prevista a publicação revista dos melhores trabalhos nas em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica.

Orientações para Autores

Guião para o envio de resumos:

1. Comunicação: resumo alargado entre 1000 e 2500 palavras. Usar o template fornecido para o envio do documento.
  2. Poster: resumo até 500 palavras.

Idiomas aceites:

• Português
  • Castelhano
  • Inglês

Textos das comunicações para publicação em ebook e divulgação em Acesso Aberto: deve usar o template de comunicação ou o de poster (dependendo do tipo de apresentação).

Nota importante

A publicação dos trabalhos está condicionada à inscrição de, pelo menos, um dos autores até 30/06/2017. Cada inscrição tem um limite de até dois trabalhos publicados.

As submissões a esta conferência foram encerradas em 2017-04-02.