Visão Geral

CIÊNCIA ABERTA: O CONTRIBUTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

A exigência de uma abertura da ciência à Sociedade tem estado no centro do debate na Europa. A ambição, enunciada pela Comissão Europeia, de tornar o espaço europeu mais inovador e competitivo, pode traduzir-se numa tripla vertente - Inovação Aberta, Ciência Aberta e Abertura para o Mundo (Open Innovation, Open Science & Open to the World) - tal como enunciada pelo comissário Carlos Moedas, que converge para um alvo completo e complexo, o da Ciência Aberta, da qual todos devem poder usufruir.

A Ciência da Informação é uma das áreas que tem desempenhado um papel preponderante na configuração e discussão de soluções, de desenvolvimento de estudos e de reflexão aprofundadas sobre as consequências e limitações das alterações em curso, bem como sobre as alterações que requerem na formação dadas as novas exigências que se colocam aos profissionais. Neste sentido, o VIII Encontro Ibérico procurará constituir uma plataforma privilegiada para discutir amplamente cenários passados e futuros sobre formas e modelos de comunicação da ciência não apenas entre pares, mas incluindo a sociedade em geral. Os trabalhos propostos deverão ser enquadrados em qualquer um dos seguintes subtemas:

• Ciência Aberta
  • Avaliação da Ciência
  • Formação em Ciência da Informação e Perspetivas Profissionais
  • Perspetivas de investigação: tendências atuais e perspetivas futuras
  • Perspetivas epistemológicas

Os alunos de doutoramento poderão apresentar os trabalhos em curso no âmbito do Consórcio doutoral no qual poderão discutir e refletir sobre os seus temas com colegas de outros programas doutorais e com docentes e investigadores associados ao evento.

Serão aceites comunicações presenciais ou virtuais e posters.

Uma das novidades do VIII Congresso Ibérico EDICIC 2017 é a atribuição do Prémio Cátedra Luis de Camões da Universidade Carlos III de Madrid a um jovem investigador (menor do que 35 anos).

O regulamento está disponível aqui.

No âmbito do VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017 está também prevista, para além da publicação das atas em formato digital, a publicação de trabalho selecionados, e devidamente ampliados, em algumas revistas:

Cadernos BAD

BiD