Visão Geral

Tendências atuais e perspetivas futuras em organização do conhecimento

No mundo contemporâneo, marcado pela dualidade do global vs. local e pelos impactos de inovações tecnológicas que afetam particularmente os ambientes informacionais e comunicacionais, emergem novos ecossistemas nos quais a apropriação e o uso da informação ocupam um lugar de destaque. É neste contexto plural, porque heterogéneo e transversal, que assume particular relevo a organização do conhecimento.

Os novos ambientes de interação tecnológica, permeados por questões sensíveis como os direitos humanos, o ambiente e o património cultural, nas suas distintas manifestações, impelem a uma reflexão sobre os fundamentos epistemológicos, os processos e os produtos, bem como os modelos de formação e de atuação profissional. Revisitar teorias e práticas torna-se obrigatório, de modo a assegurar a sua compatibilidade e robustez face às configurações morfológicas dos sistemas de organização do conhecimento. Do mesmo modo, apontar para caminhos a serem explorados num ambiente propício à fertilização cruzada de distintas áreas do conhecimento é fundamental num ambiente  de cunho marcadamente digital.

Nesse contexto, o III Congresso ISKO Espanha e Portugal/XIII Congresso ISKO Espanha propõe-se como um espaço privilegiado para o diálogo e a reflexão de novas necessidades e tendências na organização do conhecimento, evidenciando experiências e soluções viáveis e sustentáveis, capazes de responder aos diferentes desafios e às oportunidades presentes.

Os trabalhos apresentados deverão integrar-se num dos seguintes subtemas:

• Perspetivas epistemológicas em organização do conhecimento.

• Formação e atuação profissional em organização do conhecimento.

• Perspetivas de investigação em representação e organização do conhecimento: atualidade e tendências

• Desafios à organização e acesso ao património cultural

Current trends and future perspectives in Knowledge Organization

In the contemporary world, characterized by the duality "global vs. local" and the impact of technological innovations that affect informational and communicational environments, new ecosystems emerge in which the appropriation and use of information are essential. In this heterogeneous and transversal context, knowledge organization plays a key role.

The new contexts of technological interaction, permeated by sensitive issues such as human rights and environmental and cultural heritage, urge a reflection on epistemological foundations, processes and products, as well as the models of education and professional practice. Revisiting theories and practices becomes essential, in order to ensure their robustness and compatibility with the morphological configurations of the knowledge organization systems. Similarly, the indication of the paths to explore in an environment that is open to the contributions from different areas of knowledge is fundamental in a mainly digital environment.

In this context, the III ISKO Spain and Portugal/XIII ISKO Spain Conference is a privileged space for dialogue and reflections on the new needs and trends in knowledge organization, highlighting feasible and sustainable experiences and solutions that are capable of giving answers to the diverse challenges and current opportunities.

The papers must fall under one the following sub-themes:
  • Epistemological perspectives in knowledge organization.
  • Education and professional practice in knowledge organization.
  • Perspectives of research on knowledge organization and representation: current and future trends.
  • Challenges for the organization and access to cultural heritage